Hoje é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, além de estarmos no Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre o assunto. Anualmente, são registrados mais de 1 milhão de suicídios no mundo, destes, cerca de 12 mil somente no Brasil.
Dados da cartilha “Informando para prevenir”, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), apontam que 96,8% dos casos de suicídio registrados estão associados ao histórico de transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e transtorno de personalidade, além daqueles relacionados ao uso de drogas e álcool.
Dentre outros fatores de risco ao suicídio e que podem auxiliar em sua prevenção estão:
- Histórico pessoal: indivíduos que já tentaram o suicídio têm até seis vezes mais chances de tentar novamente;
- Reação suicida: expressões como “eu preferia estar morto”, “queria não ter nascido”, “caso eu não te veja de novo”, ou que demonstrem desespero, falta de esperança e desamparo são sinais de alerta;
- Fatores estressores recentes ou crônicos: separações conjugais, falência, perda de emprego, perda de pessoas próximas são situações que podem estar associadas ao surgimento do pensamento suicida.
O acompanhamento psicológico é fundamental no tratamento dos transtornos mentais e no auxílio à identificação e prevenção de um comportamento suicida. Fique atento aos sinais de alerta e procure auxílio profissional. O tratamento psicológico pode salvar vidas!
Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971