Estar em um relacionamento amoroso pode ser um grande desafio para a maioria das pessoas. É necessário abrir espaço para que o relacionamento flua de maneira harmoniosa. Pode surgir a insegurança, o medo do fracasso e a sensação de que a pessoa não é boa o suficiente para o parceiro.
Mas como lidar com a insegurança e seguir adiante com o relacionamento? Confira 5 dicas a seguir:
- Questione sua insegurança. De onde ela vem? Como foram seus relacionamentos passados? Você se sente inseguro desde aquela época? Seu pensamento ruim é baseado em fatos reais ou é criado pela sua mente? É possível conversar com o seu parceiro(a) sobre esse sentimento e dizer a ele de forma assertiva o que te deixa inseguro(a)? Se sim, experimente uma conversa sincera sobre o assunto.
- Valorize-se! Como você se enxerga?Quais suas virtudes, competências? O que você gosta de fazer? Retome ou crie hábitos que promovam o autocuidado, elevem sua autoaceitação e que façam com que você passe a se dar mais valor e que não dependa da só da provação do outro.
- Não se compare aos outros. Este é um hábito bastante prejudicial e que mais colabora para o aumento da insegurança.
- Cuide das suas relações. Como você lida com seus relacionamentos? Sejam eles amorosos, familiares ou profissionais, é importante investir e fazer sua parte para que os laços construídos não se desfaçam rapidamente, sem motivo importante aparente.
- Procure ajuda profissional. Ao se identificar com os sinais da insegurança,verifique se há a necessidade de contar com o apoio de um especialista. As terapias cognitivo-comportamentais permitem ao indivíduo identificar suas áreas consideradas problemáticas e, por meio de práticas específicas, trabalhá-las para que obtenha um contato mais saudável com os próprios pensamentos e sentimentos. Contribui para a construção de uma visão mais clara acerca de seus valores pessoais e de ações que possibilitem a mudança de comportamento para uma vida e relacionamentos mais saudáveis.
Saiba mais sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental: https://www.nucleode-stress.com.br/cognitivo-comportamental/
Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971