Você faz planos, se programa para desenvolver hábitos saudáveis, gerencia seu tempo com prudência, economiza mais para o futuro e tenta construir relacionamentos mais saudáveis. Entretanto, quando precisa colocar em prática ações para avançar, segue outro caminho, prefere adiar, tem uma autocrítica grande e possui diversas desculpas para não seguir em frente. Cuidado: isso pode ser autossabotagem.
A autossabotagem é uma maneira, na maioria das vezes inconsciente, de sempre colocar obstáculos que comprometem a realização de tarefas importantes para conquistar aquilo que deseja ou planeja, prejudicando a maneira como você se vê e se coloca diante do mundo. Em resumo, a autossabotagem é uma combinação de sentimentos e pensamentos negativos, seguidos por comportamentos autodestrutivos, que prejudicam, inclusive, a própria saúde.
Este padrão de comportamento pode mudar com ajuda da psicoterapia, que auxilia na identificação deste ciclo e propõe reflexões e novas maneiras de lidar com tais dificuldades.
Um Psicólogo pode ajudá-lo.
Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971