O estresse pós-traumático é um transtorno que está diretamente relacionado a algum trauma que tenha ocorrido após a exposição a um evento ou provação grave como dano físico ou violência, por exemplo, causando estresse físico ou emocional intenso.
Entre os eventos que podem desencadear o estresse pós-traumático estão agressões pessoais violentas, violência psicológica, desastres naturais ou não-naturais, acidentes ou combate militar, por exemplo.
Os sintomas associados ao estresse pós-traumático incluem:
- Ter pesadelos ou lembranças angustiantes sobre o evento;
- Sensação de que o evento estava acontecendo novamente;
- Ter reações emocionais exacerbadas quando lembrado do evento;
- Ter reações físicas quando recorda do evento (batimentos cardíacos alterados, sudorese, dificuldade para respirar, sensação de desmaio, sensação de perda de controle).
Devido às diferenças na experiência e consequência do trauma para cada indivíduo, o tratamento varia e deve ser adaptado aos sintomas e necessidades de cada um. Por isso, a prática terapêutica para este tipo de transtorno se inicia com uma avaliação detalhada para o desenvolvimento de um plano que atenda às necessidades exclusivas do paciente. Mas, geralmente, o tratamento inclui psicoterapia, medicamentos ou ambos.
Saiba mais sobre Estresse aqui: https://www.nucleode-stress.com.br/estresse/
Regina Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971