A síndrome de Burnout é um transtorno causado pelo esgotamento mental e profissional, e está diretamente relacionada com a rotina intensa de trabalho. Responsável por afetar diversos brasileiros, ela pode ocasionar úlceras, doenças do coração, diabetes, crises de pânico e até depressão, além de ser a razão para a origem de diversos vícios.
O que muitas pessoas não sabem, é que, segundo a pesquisa Pebmed, um em cada três trabalhadores brasileiros sofrem com o Burnout, assim ele afeta mais de 30 milhões de pessoas no Brasil. E no mundo, esse número é ainda maior. Por este motivo, a partir do dia 01 de janeiro de 2022, essa síndrome passou a ser considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como doença do trabalho.
Com isso, deixou de ser de responsabilidade do trabalhador e passou a ser relacionada às instituições, e agora será um ponto essencial em processos trabalhistas.
Por essa razão, prezar pela saúde mental dos funcionários, realizar atividades de descompressão, investir em um ambiente institucional saudável, que promova o bem-estar, e, acima de tudo, oferecer apoio psicológico se tornou mais importante do que nunca.
Regina B. B. Montelli – Psicóloga
CRP/SP: 06/76971